Abelha Repórter

Colmeia gigante com 150 mil abelhas, 10 metros de altura e 125 quilos de mel é retirada de escola em São Joaquim SC

27/05/2025 08:03
Imagem da notícia

Durante um trabalho de reforma no telhado de uma escola, no centro da cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, no Sul do Brasil, assustando alunos, pais e professores da instituição. Dentro dessa super colmeia estavam mais de 150 mil abelhas. Devido a esse susto, a direção da escola teve que acionar um apicultor para resolver a situação

Aos poucos, a colmeia foi sendo desmontada para a abelha-rainha ser encontrada. Após ser localizada, a “rainha” foi levada para uma caixa, para atrair e retirar as outras abelhas da colmeia. A super colmeia media, aproximadamente, 1 metro quadrado, e estava em uma altura de cerca de 10 metros. A operação durou duas horas e foram recolhidos, aproximadamente, 125 quilos de favos de mel. A “rainha” e as outras abelhas foram para uma nova colmeia no meio da mata.

Uma colmeia com pelo menos 150.000 abelhas foi encontrada no telhado em reforma de uma escola em São Joaquim, na serra de Santa Catarina. Apicultores registraram a retirada em vídeo, que foi compartilhado nas redes sociais pelo fotojornalista Mycchel Legnaghi.

Segundo a prefeitura, a Escola Estadual Martinho de Haro, no centro de São Joaquim, manteve as portas e janelas hermeticamente fechadas durante a ação para evitar risco de contato com os insetos. Ninguém se feriu.

O apicultor Joel Rosa, responsável pela retirada, acessou o local com ajuda do cesto de um caminhão guindaste. Foram necessários cinco baldes de 25 kg para armazenar todo o mel, e uma parte foi deixada como alimento para as abelhas.

No interior da colmeia, havia grande quantidade de mel, pólen e uma área repleta de posturas, onde se desenvolvem as crias e, principalmente, a abelha rainha – a única fêmea fértil de uma colmeia de abelhas. De acordo com a prefeitura, o maior desafio foi garantir a integridade da rainha.

Para isso, as crias foram cuidadosamente transferidas para caixas próprias. Instintivamente, a rainha migrou para a caixa na companhia delas, protegida pelas operárias, completando com sucesso a retirada.

Apicultores levaram cerca de duas horas para fazer a retirada e transportaram o enxame para um apiário em meio à mata; ninguém se feriu.


Fontes:

https://www.folhavitoria.com.br/meio-ambiente/super-colmeia-com-150-mil-abelhas-assusta-comunidade-em-escola/


https://www.terra.com.br/noticias/brasil/video-colmeia-com-pelo-menos-80000-abelhas-e-encontrada-em-telhado-de-escola-em-sc,c0ba2d25e515e0518e00eeb37d1cc8e7lygj572r.html
 


 

← Voltar para a página inicial